Xairel de Arreio de montada de cavalaria da Casa Real
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0207
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1800
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 42 x Larg. 96
-
Descrição: Xairel rectangular com os ângulos inferiores arredondados e um recorte em arco na parte superior, em veludo de seda amarelo, duplamente agaloado a ouro e forrado a estopa.
O veludo apresenta-se adulterado na sua coloração inicial, tendo adquirido uma tonalidade acastanhada, parcialmente sem pêlo e com rasgões, alguns dos quais consolidados a agulha junto à costura central.
Do duplo galão de ouro que originalmente decorava a peça, subsistem apenas alguns segmentos. Em ambos os casos, os fios metálicos desenham motivos geométricos de difícil leitura atendendo ao avançado estado de desagregação O galão interior descreve, nos ângulos inferiores, duas ovais largas, formadas pela sobreposição do próprio galão.
O recorte em arco é reforçado a estopa mais fina que a do forro e, ao centro, por uma tira de camurça castanha. No reverso, junto ao referido recorte, foram aplicadas três correias de couro munidas de fivela quadrangular em latão maciço. Todas as fivelas se apresentam com verdete e os respectivos fusilhões bastante oxidados.
O xairel apresenta-se ainda transfurado nos ângulos superiores, em resultado de uma incorrecta exposição da peça.
O xairel é uma manta feita de tecido ou couro, de formato tendencialmente retangular que cobre a garupa do cavalo atrás do selim. Era colocada por baixo ou junto a este para evitar ferimento ou atrito no dorso do cavalo.
-
-
-
Incorporação: Casa Real Portuguesa. Bens da Coroa.
-
Bibliografia
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908