Xairel de arreio de montada de cavalaria da Casa Real
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0209
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1800
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 44 x Larg. 88,5
-
Descrição: Xairel rectangular em veludo de seda amarelo, duplamente agaloado a ouro e forrado a estopa de cânhamo. Na parte superior, tem um recorte em arco, reforçado por tira de estopa fina.
O veludo, quase sem pêlo, encontra-se muito rasgado, deixando ver parte do forro. O galão (30 mm) contorna a peça e desenha, ao centro, um quadrado duplo, e nos ângulos internos, um semicírculo quebrado. Os fios de ouro descrevem motivos geométricos quase imperceptíveis atendendo o seu avançado estado de desagregação.
O forro, embora sujo, apresenta-se intacto. Ainda no reverso, junto ao recorte em arco, foram aplicadas três correias de couro castanho munidas de fivelas quadrangulares em latão.
-
-
-
Incorporação: Casa Real Portuguesa. Bens da Coroa.
-
Bibliografia
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908