Xairel de arreio de Montada de cavalaria de Moço de Estribeira
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0245
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1780/1805
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 38 x Larg. 80
-
Descrição: Xairel rectangular com os ângulos inferiores arredondados e um recorte em arco na parte superior, em veludo de seda carmesim agaloado a prata dourada e forrado a tecido de algodão castanho.
O veludo apresenta-se muito rasgado e quase sem pêlo, com excepção de pequenas zonas junto ao galão. Através dos rasgões, é possível ver o forro interno em estopa de linho.
O galão (40 mm), descreve dois quadrados truncados num dos ângulos superiores pelo recorte em arco. É decorado com três frisos, os das orlas em ziguezague e o central encanastrado. Persistem alguns vestígios de douradura, nomeadamente no topo do xairel.
O forro forma uma espécie de pêlo, com acentuados vestígios de uso e sobre ele foram aplicadas três correias de couro munidas de fivelas quadrangulares em ferro.
(E.N)
-
-
Origem/Historial: Xairel de uma montada dos criados da Casa Real Portuguesa.
Outro xairel idêntico a este, A 0243, encontrava-se associado a outra destas selas com um texto referente à utilização pelos Homens de Armas.
No entanto tendo em conta algumas características como: pormenores decorativos, o número de elementos existentes e as selas originais, associaram-se estas selas dos arreios das montadas dos Homens de Armas ao conjunto de xairéis (em tudo similares a estes) A 0287-0295.
Poderá este xairel pertencer a um dos outros elementos do cortejo ou a montadas de moços de estribeira ou criados da Casa Real.
A associação a montadas de moços de estribeira ou criados da Casa Real foi dada por Luciano Freire.
chb, pfl
2-6-2004
-
Incorporação: Administração da Casa Real.Fundo Antigo do Museu.
-
Bibliografia
- FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- Repartição das Reais Cavalariças - Carros Nobres, Arreios de Tiro e Cavalaria, Aprestos de Torneio,- Catálogo do Depósito I, 2ª ed.. Lisboa: Tip. de "A Editora", 1905