Xairel de arreio de montada de cavalaria da Casa Real
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0256
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1800
-
-
Técnica: Bordado directo e sobre cartão a ponto deitado e de fundo.
-
Dimensões (cm): Alt. 49,5 x Larg. 99
-
Descrição: Xairel rectangular com os ângulos inferiores arredondados e um recorte em arco na parte superior, em veludo de seda amarelo, duplamente agaloado a prata dourada, bordado a prata e forrado a estopa de cânhamo.
O veludo apresenta inúmeras lacunas, rasgões verticais e o pêlo subsiste apenas em pequenas zonas situadas entre a passamanaria e a orla inferior. À esquerda, os fios de seda que integram o tecido adquiriram uma tonalidade avermelhada, de...
Ver maissconhecendo-se se fariam parte da decoração original (sem correspondência, no entanto, na metade oposta da peça) ou se foram tingidos posteriormente. O que resta do veludo liso, foi colado a um suporte de estopa fina.
O duplo galão de prata dourada (de que restam escassos vestígios de primitiva douradura) descreve dois quadrados abertos e unidos ao centro; é decorado com três frisos de triângulos e linhas em ziguezague, separados entre si por filetes longitudinais. Uma banda contracurvada de tipo torçal, disposta ritmicamente de 4 em 4 cm, sugere uma decoração sobreposta, como se se tratasse de uma fita enrolada helicoidalmente em torno dos três frisos. A rematar o galão, uma sucessão de duplos semicírculos em cordão de prata dourada.
Nos ângulos inferiores, uma composição floral bordada a prata deitada sobre cartão, dominada por quatro quadrifólios e por folhas delgadas que se inscrevem num triângulo imaginário; em baixo, uma forma rectangular bordada a ponto de fundo. À semelhança do galão, também estes fios metálicos apresentam vestígios de douradura. A franja de ouro que contorna a peça com excepção do recorte superior, encontra-se incompleta.
No reverso, cosidas ao forro externo, três correias de couro munidas de fivela quadrangular em latão fundido. Distinguem-se ainda pequenas manchas ferruginosas em virtude de o xairel ter sido pregado a um suporte, para exposição do mesmo.
O xairel é uma manta feita de tecido ou couro, de formato tendencialmente retangular que cobre a garupa do cavalo atrás do selim. Era colocada por baixo ou junto a este para evitar ferimento ou atrito no dorso do cavalo.
(E.N) Fechar
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real Portuguesa. Fundo Antigo do Museu
-