Xairel de Arreio de montada de cavalaria da Casa Real
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0257
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1790/1825
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 44 x Larg. 93
-
Descrição: Xairel rectangular com os ângulos inferiores arredondados e um recorte em arco na parte superior, em veludo de seda amarelo, duplamente agaloado a ouro e forrado a estopa de cânhamo.
O veludo, em razoável estado de conservação, apresenta três costuras: uma vertical, ao centro, e duas oblíquas, na parte superior da peça. O galão (30 mm), rasgado e incompleto, contorna a peça com excepção do recorte em arco e, nos cantos inferiores, desenha ainda dois ângulos rectos voltados para o centro do xairel.
No reverso, três correias de couro cosidas ao forro e munidas de fivelas quadrangulares em latão fundido, sendo o respectivo fusilhão de ferro. Uma tira de estopa fina dobrada sobre o anverso, debrua o referido recorte.
Pertencerá a uma meia-sela (anotação em ficha manuscrita).
(E.N)
-
-
-
Incorporação: Repartição das Equipagens Reais. Bens da Coroa.
-
Bibliografia
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908