Xairel de arreio de Montada de cavalaria
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0265
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1850/1875
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 35,5 x Larg. 91
-
Descrição: Xairel rectangular com os ângulos inferiores bastante pronunciados, recortado em arco na parte superior e com uma reentrância na extremidade oposta. É constituído por três tiras de veludo de diferentes larguras, cosidas entre si longitudinalmente, agaloado a ouro e forrado a estopa.
O galão (45 mm), contorna toda a peça, sendo decorado por moldura clássica e simples formada por dois pares de três frisos (o primeiro denteado, o segundo reticulado e o terceiro liso) nas extremidades, que enquadram um outro central e mais largo, decorado com sucessivas linhas onduladas dispostas verticalmente. Nos ângulos inferiores, sobre o veludo, uma roseta desenahda a galãod e ouro fino e entrelaçado. O veludo apresenta marcas de ter tido um galão em ziguezague que acompanharia internamente o galão de contorno, definindo nos ângulos um triângulo em cujo centro inscrever-se-iam as rosetas acima referidas, uma em cada canto.
No reverso, cosidas ao forro de estopa, três correias de couro branco junto ao recorte em arco.
O xairel é uma manta feita de tecido ou couro, de formato tendencialmente retangular que cobre a garupa do cavalo atrás do selim. Era colocada por baixo ou junto a este para evitar ferimento ou atrito no dorso do cavalo.
-
-
-
Incorporação: Leilão. Aquisição do Estado, Herança da Condessa de Burnay nº 5355 (Lote Nº 1996)
-