Assunção da Virgem
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 624
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Cobre
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 73 x Larg. 42
-
Descrição: Pintura a óleo sobre cobre. Na parte inferiorencontra-se os apóstolos, do lado direito, de costas, um casal vestido com roupas de época e uma mulher que volta o rosto para trás, enquanto que todos os outros erguem o rosto na direcção da Virgem. Esta ergue-se nos céus, levada por alguns anjos dispostos à sua volta e um dos quais segura uma coroa. A Virgem, vestida com uma túnica branca e envolta num manto azul, ergue o rosto para o céu. Nesta parte supperior, o fundo é formado por nuvens.
A pintura encontra-se bastante amarelecida, mas é visível o tratamento cuidado das figuras e a riqueza do colorido.
A moldura é em talha dourada.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. No inventário desta colecção realizado em 1914, após a morte de Frei Manuel, a colecção vem referida como estando colocada na "Terceira Sala de Quina" e referida como "outro painel maior, em cobre, representando a Assumpção de Nossa Senhora, com moldura dourada [...]" (Espanca, 1955-56). Esta colecção esteve na origem da colecção da biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915 foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949