Paisagem urbana com veículos da Exposição Internacional de Dublin
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0735
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (Gravador)
-
Datação: 1865
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Xilogravura colorida à mão.
-
Dimensões (cm): Comp. 49,5 x Larg. 69
-
Descrição: Gravura impressa para "The Illustrated London News", representando a abertura da Exposição Internacional de Dublin.
Ao centro, o Pavilhão de Exposições, um imponente edifício de alvenaria, exemplo acabado da arquitectura revivalista do século XIX. É constituído por um corpo central elevado e de planta rectangular, decorado com um friso escultórico sobre o qual foi hasteada a bandeira inglesa. Para este confluem galerias de dois pisos, dominadas por janelões simples ou mainelados; os cunhais são marcados por pilastras de ordem jónica, no andar inferior, e de ordem coríntia no superior. A fachada principal do edifício é interrompida por um corpo avançado, sobrepujado por frontão angular, também ele dividido em dois registos e três panos, estes divididos por colunas de fustes canelados. O corpo é acompanhado longitudinalmente por uma galilé abobadada, cuja delicada arcaria sustenta o balcão superior.
Circundam o edifício dois magníficos exemplares da Arquitectura do Ferro, de pendor neo-gótico. À esquerda, dois barracões geminados, baixos e com cobertura semicircular. Todas estas construções integram o recinto da Exposição, delimitado por muro com lampiões.
É grande a afluência de público à Exposição, que se faz transportar em diversos veículos ligeiros e citadinos, entre os quais breaks, coupés de cidade e caleças, atrelados a dois cavalos.
Tem "passe-partout" verde claro com esquadria, sendo a interna dourada.
-
-
-
Incorporação: "Pesquisa Histórica" de Rainer Daehnhardt.
-