Projecto de bordados para Uniforme de Embaixador
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0071
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1827
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Comp. 50,3 x Larg. 43,7
-
Descrição: Modelo de bordados para uniforme de Embaixador. As portinholas das algibeiras, identificadas pelo nº 3, são decoradas com parras, ramos de louro e romãs estilizadas, dispostas obliquamente e unidas por meio de laço. Idêntico é bordado das frentes e traseiros da casaca, cujos motivos se entrelaçam verticalmente (nº 4).
Nos canhões, dois frisos entrelaçados e paralelos organizam-se de forma decrescente a partir da orla e, no topo, um friso simples de ramos de oliveira. A gola repete os motivos decorativos, que se entrecruzam nos remates dos traseiros, inscrevendo-se num pentágono irregular.
-
-
Origem/Historial: A gravura pertenceu a Regina Santos, professora na Escola Josefa de Óbidos, em Lisboa. Desconhece-se a data de incorporação no acervo do Museu, tendo sido registada em 2 de Março de 1983.
As sete gravuras (nºs invº HD 68-74) fazem parte, certamente, de uma mesma série executada na Oficina Régia Litográfica, em Lisboa, cerca de 1827. Nesse ano, depois de ter transitado do edifício do Tesouro Velho para a Rua Augusta, nº 200, a Oficina criada em 1824 por D. João VI, aceitava assinaturas para quem quisesse comprar quaisquer desenhos de bordados, cuja colecção fora publicada em Setembro
-
Incorporação: Leiloeira Soares & Mendonça, Lda.
-