Descrição: Embarque de D. Catarina de Bragança no dia 20 de Abril de 1662, no Cais da Ribeira, com destino a Inglaterra.
À direita, estacionada no Tejo, a esquadra inglesa constituída por diversos navios de três mastros e de grande tonelagem, com a bandeira inglesa hasteada. Sainda da Galeria Real, à esquerda, uma profusão de galeotas de cabine aberta ou fechada, umas com o estandarte inglês à popa, outras com o estandarte da Ordem de Cristo, do rei D. João IV e da Casa de Bragança. Na galeota identificada pelo n. 5, junto à galeria, seguem a princesa portuguesa e suas aias, precedida por uma outra embarcação idêntica, de cabine envidraçada, que transporta o embaixador inglês, Edward Montague.
Da galeria, ricamente decorada com panejamentos franjados, assistem ao embaque o próprio monarca (nº 3) e diversos membros da Família Real (nº 4). Em segundo plano, o Paço da Ribeira e o Torreão de Terzi dominam o terreiro repleto de manifestantes. Salvas de canhão são disparadas simultaneamente dos navios, da praça e do castelo de S. Jorge.
A gravura foi colada sobre um suporte de papel.
Origem/Historial: Cf. nº invº HD 0034.
Incorporação: Leilão.
Bibliografia
Catálogo da Exposição Catherine of Braganza: The Royal Heritage of Queens. New York: 1988
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
SOARES, Ernesto - História da Gravura Artística em Portugal, 2 vols., nova ed.. Lisboa: Livraria Sam Carlos, 1971
SOARES, Ernesto; LIMA, Henrique Ferreira de - Retratos de Portugueses e de Estrangeiros em Relações com Portugal, Dicionário de Iconografia Portuguesa,1º vol.. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1947
Exposições
Catherine of Braganza: The Royal Heritage of Queens