Entrada da Rainha Vitória em Aberdeen
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0738
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1857
-
-
Técnica: Xilogravura colorida à mão.
-
Dimensões (cm): Comp. 21,7 x Larg. 27
-
Descrição: Xilogravura impressa para "The Illustrated London News" de 24 de Outubro de 1857, alusiva à entrada solene da rainha Vitória em Aberdeen, onde lhe foram entregues as chaves da cidade, depois do seu regresso da Escócia.
A gravura representa precisamente o momento da passagem do cortejo real sob o arco de triunfo erigido para o efeito. Este exemplar de arquitectura efémera é constituído por três arcos de volta perfeita, os dois menores rasgados em corpos prismáticos e o maior e mais elevado, a uni-los, contendo a inscrição "VICTORIA". Nos entablamentos laterais, una inscrição de difícil leitura (BONAGGEW ?) sobre monograma "V. A.". Duas coroas reais fechadas, um brasão de armas e diversos estandartes (entre os quais o de Inglaterra) rematam o arco de triunfo, que inclui ainda alguns festões.
Do cortejo fazem parte três caleças idênticas, atreladas a duas parelhas e conduzidas por tronqueiro e sota. Os soldados da Guarda Real, perfilados com suas baionetas, servem de barreira humana à multidão que de ambos os lados celebra efusivamente a passagem das reais figuras.
A gravura tem "passe-partout" cinza e rosa, com dupla esquadria ondeada.
-
-
-
Incorporação: "Pesquisa Histórica" de Rainer Daenhardt.
-