Técnica: Madeira entalhada, policromada e dourada; ferro forjado e dourado; couro lavrado; veludo cortado.
Dimensões (cm): Comp. 381 x Alt. 162 x Larg. 136 x Diâm. 109 (rodas) x Esp. 3,8 (rodas)
Descrição: Carrinho de passeio do tipo "cabriolet" de duas rodas, de caixa aberta de perfil semicircular, montada sobre dois varais marginais e sustida por duas fortes correias longitudinais e paralelas que passam sob a caixa. Estas correias de couro são lavradas com doi filetes paralelos.
O apainelado posterior da caixa tem pintado um escudo oval contendo as armas reais portuguesas entre coroa de palmas e sob baldaquino, sustido por dois querubins. O e... Ver maisscudo assenta sobre uma concha ladeada por dois outros querubins, a qual flui de uma composição fitomórfica dominada por dois enrolamentos simétricos. O restante campo dourado é preenchido cam delicados motivos "rocaille" e definido por cercadura geométrica em tons de azul e branco. Da moldura superior pendem quatro borlas de seda carmesim, dispostas duas a duas e unidas por fita de passamanaria da mesma cor.
Os painéis laterais têm, ao centro, um medalhão oval sustido por tritões montados em delfins, dentro do qual se inscreve uma cena mitológica: no da direita, Vénus sendo transportada numa concha puxada por delfins e conduzida por "Amores"; no da esquerda ---. O resto dos painéis é ocupado com albarradas, aves exóticas, ramos de coral, medalhões "à romana" e dois querubins sentados numa folha.
A caixa fecha no alçado dianteiro por meio de um painel forrado de couro liso, vermelho acastanhado, que lhe serve de portinhola.
As rodas, pintadas de vermelho, são cingidas no extradorso das pinas por espesso aro de ferro munido de cavilhas semiesféricas; na face externa são ornamentadas com motivos vegetalistas dourados e excisos, formando friso contínuo. Os doze raios convergentes são lisos, contrariamente à massa que se apresenta decorada com folhagem excisa. O eixo do rodado é profusamente lavrado e das extremidades pende um arco alongado, em talha dourada.
Os estribos em ferro forjado e dourado, suspensos dos varais, têm soleira ovalada e lisa, com rebordo inferior polilobado e vazado, a qual se liga a duas hastes contracurvadas, com nó central achatado enter folhagem.
Interiormente, a caixa é revestida de veludo carmesim liso, em muito mau estado de conservação. Na almofada do banco interno, são evidentes os pontos a agulha e os dois tipos de veludo utilizados numa qualquer campanha de restauro não documentada: carmesim no tampo e vermelho em baixo. Os rebordos da caixa são contornados a veludo amarelo, muito gasto e quase sem pêlo.
Origem/Historial: Primitivamente, este "cabriolet" era usado pelos membros da Família Real no reinado de D. Maria I, em passeios pelas Reais Quintas de Mafra e Queluz.
Procede, à semelhança dos seus congéneres, das Reais Cocheiras de Belém, de onde transitou no início do século para o Depósito I da Repartição das Reais Cavalariças, instalado no antigo Picadeiro Real de Belém. Cerca de 1904, foi reparado por conta das verbas abonadas pelo Ministério... Ver mais da Fazenda, a fim de ser exposto no futuro Museu dos Coches Reais.
BÔTO, J[oaquim] M[aria] P[ereira] - Prontuário Analítico dos Carros Nobres da Casa Real Portuguesa e das Carruagens de Gala, tomo I. Lisboa: Imprensa Nacional, 1909
Carrosses de Cérémonies, de Fêtes, etc. de la Maison Royale de Portugal - Exposition de Milan 1906 - Exposition Rétrospective des Transports par Terre. Lisbonne: Imprimerie Nationale, 1906
Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
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Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908