Cadeirinha

  • Museu: Museu Nacional dos Coches
  • Nº de Inventário: V 0069
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Meios de transporte
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1775/1800
  • Técnica: Madeira entalhada e dourada; papel machê policromado e envernizado; bronze fundido em molde, soldado, repuxado e dourado.
  • Dimensões (cm): Comp. 100 x Alt. 170 x Larg. 80
  • Descrição: Caixa de cadeirinha em forma de prisma irregular, que adquire secção rectangular a cerca de 1/3 da base, de modo a permitir a instalação do banco interno. Montada a partir de uma estrutura de madeira entalhada e dourada na cornija e na base, é integralmente fechada por amplos paineis de papel machê policromado e envernizado. Possui três vidraças: duas menores e fixas, colocadas na parte anterior dos alçados laterais, e uma elevatória e de maiores dimensões, na portinhola dianteira. Os vãos das janelas são contracurvados na base e arqueados no topo, sendo definidos por dupla fiada de pragaria dourada. No seu intradorso, os vãos apresentam um fino galão xadrezado de seda carmesim, idêntico ao que foi aplicado no interior da caixa. As vidraças são ainda contornadas por uma tira de damasco carmesim. As pinturas dos apainelados traseiro e dianteiro, em estilo Luís XIV, são compostas por grinaldas e uma albarrada suspensa de fita que, por sua vez, pende de cercadura fitomórfica. Nos painéis laterais, a albarrada foi substituída por panóplias de instrumentos musicais. A portinhola abre para a esquerda e corresponde ao alçado dianteiro da caixa,marticulando-se com esta por meio de duas dobradiças de espelho recortado e duplo cilindro multifacetado. Tal como as charneiras, também o puxador é em bronze dourado, em forma de "S" e decorado com o mesmo tipo de motivos acima descritos; possui ainda um gancho para encaixe na passadeira metálica cravada à ilharga da caixa, que é rematada por dois trifólios de fundo estriado. A cornija descreve arcos rebaixados, idênticos aos das molduras superiores das janelas, e é ornamentada com aletas contrapostas e motivos vegetalistas formando friso contínuo. Este, é interrompido nos ângulos por uma composição em alto-relevo que inclui um elemento concheado e uma flor de seis pétalas. Na base da caixa, a decoração é mais contida, resumindo-se a um friso de pequenas folhas estilizadas, O tejadilho, revestido exteriormente de couro negro, tem subjacente uma armação constituída por seis asnas arqueadas e cruzadas, que a pregaria dourada ajuda a destacar; o sue perímetro é também marcado por pregaria, agora pontuada por cravos semiesféricos de maior diâmetro. Nos ângulos, o tejadilho eleva-se em voluta, conferindo maior altura e elegância à caixa. O interior é inteiramente revestido de damasco carmesim formando amplos motivos florais. Do mesmo tecido é a almofada do banco e o respectivo avental, este com três machos e aquela baixa, rectangular e franjada. De ambos os lados da caixa, junto ao assento, existem dois pequenos parapeitos para apoio dos braços, inseridos na própria estrutura e definidos por fino galão de seda xadrezada. O banco propriamente dito resume-se a uma prancha horizontal fixa lateral e posteriormente à caixa e assente sobre uma única tábua transversal. Galão em tudo idêntico ao descrito contorna os painéis, a portinhola e os vãos das janelas, tendo sido substituído por curta franja de seda no tecto da cadeirinha. O parsevão é forrado a couro castanho e delimitado por pregaria dourada, que não excede o avental do banco.
  • Incorporação: Jacques Helft, New York.

Bibliografia

  • BESSONE, Silvana - Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Lisboa: IPM/Paribas, 1993
  • MACEDO, Silvana Costa - Museu Nacional dos Coches - Roteiro, 2ª ed.. Lisboa: IPPC, 1989
  • PINTO, Augusto Cardoso - Museu Nacional dos Coches - Guia do Visitante (Ilustrada), 6ª ed.. Lisboa: 1971

Multimédia

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