Coche das Infantas (filhas de D. José I)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: V 0020
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750/1760
-
Suporte: Madeiras de carvalho e/ou azinho
-
Técnica: Madeira entalhada, policromdaa e dourada; cetim lavrado e espolinado; ferro forjado; bronze fundido em molde, soldado e dourado
-
Dimensões (cm): Comp. 618 x Alt. 283 x Larg. 203 x Diâm. 86 / 182,5 (rodas dianteiras e traseiras) x Esp. 6,7 / 6,5 (rodas dianteiras e traseiras)
-
Descrição: Coche de caixa trapezoidal fechada, montada sobre quatro rodas, assente sobre um varal longitudinal, e suspensa de fortes correias de couro dispostas obliquamente entre os cantos inferiores da caixa e os montantes.
Os apainelados das ilhargas são definidos por uma moldura em talha dourada, com delicados motivos "rocaille". Na portinhola direita, o painel central é preenchido com uma movimentada composição figurativa em que se representa Vénus nadando na companhia de alegres querubins; estes, transportam cestos de flores e panejamentos com os quais armam uma espécie de baldaquino sobre a deusa. No painel inferior correspondente ao estribo, de contorno ovalado, Cupido montado num cisne branco, prepara o seu arco, sob o olhar de um querubim montado num delfim; a paisagem é rochosa e agreste.
Na portinhola esquerda, um carro romano puxado por dois leões e conduzido por "putti" tranporta ---- (com templo sobre a cabeça), Baco e ---- (jovem com foice): à frente, dançando, seguem dois sátiros. No painel inferior, também em medalhão oval, ----.
O painel superior traseiro é ocupado por uma composição pictórica em que se representa Neptuno libertando os Tritões agrilhoados, sob o olhar de Juno e de outras deusas da mitologia clássica. Sobre o todo, o escudo com as armas reais portuguesas em cartela.
O tejadilho, ligeiramente abaulado, é contornado em todo o seu perímetro por quatro fiadas de pregos dourados, os das duas fiadas internas de maiores dimensões. No eixo das ilhargas e dos pés-direitos das portinholas, foram colocados oito terminais de bronze, de forma aproximadamente piramidal, constituídos por largas folhas de acanto.
O interior da caixa é revestido de cetim vermelho lavrado e espolinado a lâmina de prata crespa, com decoração floral setecentista. O tecto é ainda guarnecido de galão e franja dourados. Possui cortinas de tafetá de seda, moderno. O parsevão é forrado de couro com aplicação de pregaria dourada.
No exterior as lanças (lança nº15), acessório da viatura, varal de madeira que faz a ligação/ encaixe (neste caso perpendiculares) entre a estrutura do veículo e atrelagem dos animais.
-
-
Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 *
Segundo a tradição, este coche terá pertencido às quatro infantas, filhas do rei D. José I. Na bibliografia mais antiga, este coche era também designado por Coche de D. Pedro II (D).
-
Incorporação: Casa Real Portuguesa. Bens da Coroa.
-
Bibliografia
- Carrosses de Cérémonies, de Fêtes, etc. de la Maison Royale de Portugal - Exposition de Milan 1906 - Exposition Rétrospective des Transports par Terre. Lisbonne: Imprimerie Nationale, 1906
- GUEDES, Natália Correia - Museu Nacional dos Coches. Lisboa: A. P. Edições, 1986
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- MACEDO, Silvana Costa - Museu Nacional dos Coches - Roteiro, 2ª ed.. Lisboa: IPPC, 1989
- PINTO, Augusto Cardoso - Museu Nacional dos Coches - Guia do Visitante (Ilustrada), 5ª ed.. Lisboa: 1963