MalaPosta (viatura de correio ou para acompanhar Caçadas)

  • Museu: Museu Nacional dos Coches
  • Nº de Inventário: V 0074
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Meios de transporte
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1850/1860
  • Dimensões (cm): Comp. 390 x Alt. 355 x Larg. 210
  • Descrição: Veículo muito robusto destinada ao transporte oficial do correio, comprada por particular e transformada em transporte de pessoas e bagagens para viagens e caçadas. A caixa e rodado são em tons preto e verde. Nas portas estão pintadas as armas da família Pinto Basto. Lateralmente duas grandes lanternas e na tábua do cocheiro, à frente, uma pequena lanterna de sinalização. Na traseira compartimento para correio e bagagens assim como debaixo do banco do cocheiro. Apresenta oito lugares no tejadilho, dois atrás, quatro no interior, um ao lado do cocheiro. No rodado molas simples ligadas em cruz na traseira e eliptícas na parte da frente. O acesso faz-se por estribo desdobrável. Pertenceu à família Pinto Basto. Oferecida por Gustavo Ferreira Pinto Basto.
  • Origem/Historial: Esta viatura pertenceu a Gustavo Ferreira Pinto Basto mas, embora de uso privativo, assemelha-se às que foram utilizadas em Portugal como transporte colectivo interurbano. A mala-posta era, por definição, um expresso destinado a cobrir longas distâncias. O primeiro serviço de mala-posta em Portugal ficou a dever-se ao desembargador Dr. José Diogo de Mascarenhas Neto, superintendente-geral dos Correios e Postas do Reino, superintendente das Estradas e, em 1788, encarregado da construção da estrada de Lisboa ao Porto, que apenas chegaria a Coimbra. Assim, em 17 de Setembro de 1798, foi inaugurado o serviço de mala-posta Lisboa-Coimbra, cuja estação central se localizava na Calçada do Combro. Este serviço, assegurado por carruagens com quatro lugares, durou apenas seis anos por falta de passageiros. Até Maio de 1984, data da transferência para o Paço Ducal de Vila Viçosa, a viatura em apreço esteve arrecadada no depósito da Rua da Costa, em Lisboa.
  • Incorporação: D. Maria Ferreira Pinto Basto Stilwell, D. Fernando de Castelo Branco e Albano Pinto Basto

Bibliografia

  • KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964
  • PEREIRA, João Castel-Branco - "Estudos Acerca de Carruagens Antigas de Portugal" in Bibliotecas, Arquivos e Museus, vol. I, tomo I. Lisboa: IPPC, 1985

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