Técnica: Madeira entalhada e policromada; pintura a óleo;
Dimensões (cm): Comp. 470 x Alt. 230 x Larg. 185 x Diâm. 174 (rodas) x Esp. 5 (rodas)
Descrição: Sege de duas rodas, sobre as quais foi montada a caixa de perfil semicircular, - dita "em barqueta" -, fechada no alçado dianteiro por meio de duas cortinas de couro negro. Os apainelados são decorados com pequenos medalhões ovais em "grisaille" e friso de grinaldas sobre fundo verde claro. Ao centro do espaldar foi pintado o brasão de armas do antigo proprietário.
A parte superior da caixa, assim como o tejadilho, são forrados de couro negro... Ver mais, possuindo este último quatro terminais metálicos colocados nos ângulos, em forma de pequenas urnas de remate ponteagudo.
Interiormente, a caixa é revestida de marroquim e anta, esta utilizada no painel traseiro e no tecto, que também é guarnecido de renda metálica. Possui ainda cortinas de seda crua, franjadas.
Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de... Ver mais desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 *
A sege era o meio de transporte mais comum em Portugal - e particularmente em Lisboa - na segunda metade do século XVIII e início de Oitocentos. Correspondia também à grande produção nacional e era considerada uma viatura pouco cómoda na medida em que tardiamente adoptou as novas invenções como lanternas e molas de suspensão.
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FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
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KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
MACEDO, Silvana Costa - Museu Nacional dos Coches - Roteiro, 2ª ed.. Lisboa: IPPC, 1989
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Exposições
Do Terreiro do Paço ao Campo Grande - 200 Anos da Biblioteca Nacional