Descrição: Pequena victoria (veículo de pequenas dimensões para uso de jovens e senhora), sem assento para cocheiro, com capota de correr, de couro preto, e com banco acolchoado. Tem duas lanternas. A caixa de fundo preto, apresenta capota rebatível em couro preto, com pequeno óculo na traseira e duas lanternas. As rodas são pintadas de vermelho e revestidas de borracha . Suspensão por sistema de molas elípticas.
No catálogo da leiloeira é indicado como anterior proprietária D. Amélia de Orleães e Bragança.
Origem/Historial: Esta viatura pertencia à colecção de D. António José de Siqueira, conde de S. Martinho.
Os Condes de S. Martinho, uma das mais ilustres famílias da alta nobreza, jamais usaram o seu título durante a vigência da monarquia constitucional pois, na qualidade de miguelistas intransigentes, sempre se recusaram a aceitar as mercês da Casa reinante. Só após a implantação do regime republicano o título foi de novo ostentado pelo 4º conde, certamente o legítimo proprietário desta e de outras viaturas que actualmente integram o espólio do M.N.C.
Este carro foi transferido da arrecadação da Rua da Costa, nº 95, Lisboa, para o Paço Ducal de Vila Viçosa entre 7 e 12 de Maio de 1984, onde actualmente se encontra.
Incorporação: Silva's Leiloeiros (lote G)
Bibliografia
BESSONE, Silvana (coord) - D. Amélia, Uma Rainha, Um Museu. Lisboa: IPM/MNC, 2006
BESSONE, Silvana - Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Lisboa: IPM/Paribas, 1993