1 Tanga, Índia Portuguesa - D. Miguel
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0502
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Numismática
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1828/1834
-
-
Técnica: Cobre recunhado.
-
Dimensões (cm): Diâm. 4 x Esp. 0,4
-
Descrição: No anverso, as armas reais portuguesas encimadas por coroa fechada, ocupando todo o campo. Subsiste um segmento da serrilha, à esquerda.
No reverso, ao centro, o valor facial da moeda - T -, sobrepujado pelas maíusculas A. P. [Ásia Portuguesa] justapostas. O conjunto é enquadrado por coroa vegetal aberta. Subsiste parte da serrilha na parte superior.
-
-
Origem/Historial: O desenvolvimento que Pangim conheceu sob o governo de D. Manuel de Portugal e Castro (reinado de D. Miguel I) teve diferentes repercussões, entre as quais a criação de uma casa-de-cunho própria. Por Portaria de 25 de Julho de 1831, decretava-se a recunhagem das moedas de cobre a fim de separar a boa da falsa. Esta medida, que já havia sido aconselhada pela Junta da Fazenda, foi mandada executar ao provedor da Casa da Moeda por ofício de 17 de Fevereiro de 1832.
O exemplar em apreço apresenta dois dos quatro cunhos que acompanhavam o referido ofício, servindo para ilustrar o processo de recunhagem que apenas abrangeu Tangas e Meias Tangas.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- VAZ, Ferraro - Dinheiro Luso Indiano. Braga: 1980