1/2 Tanga, Índia Portuguesa - D. João VI, recunhada D. Miguel
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0508
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Numismática
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1816/1834
-
-
Técnica: Cobre recunhado.
-
Dimensões (cm): Diâm. 2,8 x Esp. 0,40
-
Descrição: No anverso, as armas ornamentadas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve puxadas à esquerda e fragmentadas. Segmento de serrilha à direita.
No reverso, no campo, as iniciais "AP" (muito gastas) dentro de coroa de louros, da qual subsiste apenas a parte superior. Por baixo, a palavra "REIS", estando a letra final invertida. Sem serrilha.
-
-
Origem/Historial: Exemplo de moeda híbrida, porque mal recunhada. As armas patentes no anverso remetem a sua cunhagem para o reinado de D. João VI, quando foram cunhadas, entre outras, 1/2 tangas com o valor de 30 reis. Para além de o módulo ser coincidente, aquelas peças caracterizam-se por um erro de cunhagem em que o "S" final da palavra "Reis" está voltado à direita.
Anos mais tarde, no reinado de D. Miguel I, abriram-se novos cunhos com os quais se recunharam Tangas e Meias Tangas. O utilizado no reverso das peças era constituído por "T" [Tanga] sobrepujado pelas iniciais "AP" [Ásia Portuguesa] dentro de coroa de louros. No caso das meias tangas, não raras vezes foi mantido o cunho original, organizando-se a inscrição em três linhas: AP / 1/2 / Reis.
No presente exemplar, desapareceu a linha intermédia pelo facto de este se encontrar muito gasto, mas não restam dúvidas quanto ao valor facial da moeda.De ressalver, no entanto, a não substituição das armas usadas por D. João VI pelas de D. Miguel I.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- ARAGÃO, A.C. Teixeira de - Descrição Geral e Histórica das moedas cunhadas em nome dos Reis..., vol.3. Porto: Livraria Fernando Machado, s.d.
- VAZ, Ferraro - Dinheiro Luso Indiano. Braga: 1980