10 Reis - D. João V
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0513
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Numismática
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1745
-
-
Técnica: Cobre cunhado.
-
Dimensões (cm): Diâm. 3,6 x Esp. 0,12
-
Descrição: No anverso, as armas do Reino com escudo de tipo cartela, encimadas por coroa real fechada.
No reverso, dentro de coroa de carvalho, o valor facial da moeda - X -, ladeado por dois quadrifólios. Em baixo, a data de emissão. Exemplar sem serrilha.
-
-
Origem/Historial: A partir de 1722, data da Lei pela qual D. João V ordena a confecção de nova moeda de ouro, é grande a diversidade de formatos e ornatos nas armas do Reino. Os abridores de cunhos, satisfazendo a vontade régia, modificavam-nos sempre que possível.
No caso das moedas de cobre, os novos cunhos são posteriores a 10 de Julho de 1723. No anverso, as iniciais do monarca são substituídas pelas armas reais e a coroa que as encima passa a ter cinco hastes. A nova legenda (cf. legenda) ocupa o lugar da antiga inscrição "D. G. PORT. ET. ALG. REX".
No reverso, mantém-se o valor da moeda ladeado por quadrifólios, mas a coroa de louro foi substituída por uma coroa de carvalho. A data, originalmente integrada na legenda, passa para o centro. Quanto à inscrição propriamente dita, onde se lia "VTILITATI. PUBLICAE" surge, agora, "PORTUGALIAE ET ALGARBIORUM REX". Esta "reforma" dos cunhos ilustra o crescente afirmação e progressivo engrandecimento do poder real que, desta forma, rompe com o sistema monetário herdado de D. Pedro II, ao mesmo tempo que funda o novo meio circulante que viria a manter-se em Portugal até à reforma de 1835 (sistema decimal monetário).
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- AMARAL, C.M. Almeida do - Catálogo Descritivo das Moedas Portuguesas. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984
- SERRÃO, J. Veríssimo - História de Portugal. Lisboa: Verbo, 1982
- VAZ, Ferraro - Livro das Moedas de Portugal - Preçário. Lisboa: 1973