20 Reis, Angola - D. João VI (Príncipe Regente)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0531
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Numismática
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1803
-
-
Técnica: Cobre cunhado.
-
Dimensões (cm): Diâm. 3,2 x Esp. 0,10
-
Descrição: No anverso, dentro de círculo perlado, o valor facial da moeda - XX-, separado por três quadrifólios e encimado por coroa fechada de cinco hastes. Em baixo, a data de emissão entre pontos. Serrilha normal, danificada em cima e à direita.
No reverso, esfera armilar com zodíaco a cheio, ocupando todo o campo e cortando a legenda. O contorno superior da esfera está amolgado. Serrilha normal, gasta à esquerda.
-
-
Origem/Historial: Na Regência do Príncipe D. João, as exportações de Angola estavam muito debilitadas, resumindo-se ao comércio de escravos. Essa conjuntura desfavorável atingiu o meio circulante, verificando-se então graves crises originadas pela escassez de moeda privativa da colónia (Macuta) e pela "invasão" de moeda estrangeira. Face a esta situação, o Regente optou pela estratégia de britar ou quebarar a moeda, alterando a composição das ligas ou reduzindo o peso e as dimensões das peças.
Comparando este exemplar com outros de valor facial idêntico cunhados nos reinados anteriores, notamos uma diminuição considerável no seu peso e diâmetro (de 37 para 32 mm), apesar de se saber que a forma e o peso das moedas de Angola só foram regularizados em 1836.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- SOUSA, L. Rebelo de - Moedas de Angola. s.l.: Banco de Angola, 1967