25 Cêntimos de Real, Espanha - D. Isabel II
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0492
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Numismática
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1859
-
-
Técnica: Cobre cunhado.
-
Dimensões (cm): Diâm. 2,8 x Esp. 0,20
-
Descrição: No anverso, ao centro, a efígie da rainha ocupando todo o campo.
No reverso, as armas dos Reinos Unidos de Leão e Castela entre coroa de louros, encimadas por coroa real fechada. Em baixo, o valor facial da moeda, como transcrito. O exemplar tem serrilha normal.
-
-
Origem/Historial: O reinado da filha de Fernando VII de Espanha foi marcado pela instabilidade política e económica, que não poderia deixar de afectar o meio circulante. Quando Isabel (1833-1868) foi aclamada, a necessidade de reformas monetárias era já imperiosa, exigindo-se a supressão imediata de todas as peças onde fossem visíveis traços da ocupação francesa, bem como a introdução de um novo sistema monetário unificado sobre uma base decimal. Ao longo dos trinta e seis anos do seu reinado, Isabel II jamais conseguiu realizar as tão ambicionadas reformas, apesar da diversidade de moedas cunhadas e da sucessão de diferentes sistemas monetários.
A primeira emissão mais não fez do que continuar o sistema monetário constitucional vindo do reinado precendente, que tinha por unidade-base o real.
Em 1848 foi criado um sistema semi-decimal e, simultaneamente, instaurado um novo conjunto de moedas de cobre: 1/2 real ou 5 décimas e 2, 1 e 1/2 décimas. Seis anos mais tarde, nova alteração das moedas de cobre introduziu o cêntimo como unidade de base. Esta nova fase, à qual pertence o exemplar em apreço, manteve-se até 1866, ano em que o cobre foi substituído pelo bronze.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- CLERMONT, André de; DOWLE, Anthony - Monnaies modernes de 1789 à nos jours.. Fribourg: Office du Livre, 1972