40 Reis, falsificação ? - D. João V
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0523
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Numismática
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: 1722
-
-
Técnica: Cobre cunhado.
-
Dimensões (cm): Diâm. 3,8 x Esp. 0,15
-
Descrição: No anverso, ao centro, escudo em ponta carregado de cinco escudetes alinhados, encimado por coroa fachada de quatro hastes e flanqueado por seis quadrifólios (três de cada lado, sendo o central de maiores dimensões. Serrilha normal, gasta na parte inferior.
No reverso, dentro de coroa de louros muito estilizada, o valor facial da moeda em algarismos romanos separados por pontos e delimitados superior e inferiormente por três quadrifólios. Serriha idêntica à do anverso.
-
-
Origem/Historial: Este espécime apresenta diversos erros que indiciam uma moeda falsa:
1 - No anverso: escudo nunca usado por D. João V, próximo do chamado "escudo português" e sem qualquer ornamentação. Legenda inexistente na numária joanina, que parece ter origem na fórmula usada nas moedas destinadas às colónias (Angola e Brasil), embora neste caso a legenda se encontre delimitada por serrilha e por um círculo perlado.
2 - No reverso: legenda incompreensível, que inclui a terminação latina "AES". Os algarismos romanos usados são demasiado grossos e as hastes têm todas a mesma espessura, o que é incomum na numária da época. Os quadrifólios nunca são em número de três, nem se organizam horizontalmente, como aqui sucede.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- AMARAL, C.M. Almeida do - Catálogo Descritivo das Moedas Portuguesas. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984
- ARAGÃO, A.C. Teixeira de - Descrição Geral e Histórica das moedas cunhadas em nome dos Reis..., vol.3. Porto: Livraria Fernando Machado, s.d.