Descrição: No anverso, esfera armilar com a letra monetária da Casa da Moeda do Rio de Janeiro ocupando todo o campo e cortando a legenda.
No reverso, dentro de círculo perlado, o valor facial da moeda - 40 -,flanqueado por dois quadrifólios e sobrepujado por coroa real fechada. Em baixo, a data de emissão. Sobre a coroa e parte do segundo dígito foi aposto o carimbo. Serrilha normal.
Origem/Historial: As intensas relações comerciais existentes entre o Brasil e S. Tomé e Príncipe estão, em grande medida, na origem da chamada moeda "Provincial do Brasil", que corria no arquipélago.
Durante a regência do príncipe D. João, muitas foram as moedas cunhadas no Rio de Janeiro para circularem em S. Tomé, salvo as de 1820, que terão sido enviadas para Moçambique. Eram moedas de 80, 40 e 20 reis.
Por Portaria Régia de 3 de Novembro de 1854 (D. Pedro V), manda-se carimbar a moeda de cobre existente em S. Tomé e Príncipe, a fim de se conhecer a quantidade que então circulava. Usa-se, para o efeito, um carimbo em forma de coroa real que, em certos casos, também aparece nas moedas de prata.
Incorporação: Desconhecido
Bibliografia
PROUBER, K. - Moedas de Cobre para S. Tomé e Príncipe; in Publicações da Sociedade POrtuguesa de Numismática, XXVII. Porto: 1954
VAZ, Ferraro - Livro das Moedas de Portugal - Preçário. Lisboa: 1973