Descrição: Estudo a gouache para coche, em que se representa o seu alçado lateral, em tons de vermelho, azul, cinzento e dourado.
A caixa, alta e elegante, assenta sobre o varal pintado de vermelho, cor que também foi utilizada nas correias de suspensão, rodados, tejadilho e saia do banco do cocheiro. As rodas são decoradas com motivos concheados e, a meio dos raios, a talha forma gomos e botões florais. As massas sugerem uma ampla roseta. Os apainelados da caixa apresentam uma decoração pictórica de sabor "rocaille", sobre a qual foi pintado, na portinhola, um escudo não identificado. Este é flanqueado por dois leões, encimado por coroa de marquês e assenta sobre plataforma recortada. No interior, cortinas vermelhas franjadas a prata.
A pintura tem escala, acompanhada da respectiva legenda.
Origem/Historial: Segundo João Castel-Branco Pereira (1987), este coche seria o primeiro de uma suite de carros provavelmente destinados à entrada de um embaixador.
Bibliografia
Catálogo da Exposição De Picadeiro a Museu/De Museu a Picadeiro. Lisboa: IPM/MNC, 1995
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964
PEREIRA, João Castel-Branco - Viaturas de Aparato em Portugal, (Colecção "Património Português"). Lisboa: Bertrand Editora, 1987