Descrição: Retrato a três quartos da Infanta D. Isabel Maria, filha de D. João VI,em pose sobre a direita, sobre fundo de reposteiro vermelho. A retratada apresenta-se sentada em cadeira de espaldar lavrado, com o braço direito apoiado em credência, sobre a qual repousam um livro fechado e um vaso de flores.
Traja de azul forte, com decote e punhos realçados a renda branca, tendo na mão esquerda um leque fechado. Ao peito, banda e Comenda da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e, sobre aquela, uma laça de brilhantes com pendente em forma de coração contendo a cruz de Cristo. Ostenta ainda colar de pérolas de uma só fiada e brincos de pendentes, com três níveis de duplas fiadas, respectivamente com três, quatro e cinco pérolas, intercaladas com ametistas (?).
A cabeleira, apartada a meio e cingida sob a nuca, é valorizada por coroa floral.
A tela apresenta um remendo rectangular, destinado a consolidar um rasgão em "L". Tem moldura de talha dourada, trabalhada em escócio no registo intermédio e adornada com friso interno de folhas de água ou acantos. A moldura apresenta-se algo danificada, com lacunas na camada preparatória e na douradura.
Origem/Historial: Esta pintura aparenta ser uma réplica de um retrato da Infanta D. Isabel Maria existente no Paço Ducal de Vila Viçosa (nº invº 1159) e atribuído a José Rodrigues de Carvalho (1828-1887). Segundo Diogo de MACEDO, o referido retrato teria sido executado em 1857, com base em fontes iconográficas anteriores.