Descrição: Pintura a óleo representando comitiva em passeio pela Serra de Sintra, tendo por destino provável a Quinta da Piedade, na Engaria, propriedade do então 5º Duque de Cadaval, D. Miguel Caetano Álvares Pereira de Melo (1765-1808). Integra, em primeiro plano, um phaéton de dois lugares, com capota e assente sobre quatro rodas, sendo as dianteiras de menores dimensões. A caixa do veículo tem pintadas as armas da família Cadaval sobre pavilhão carmesim. Este é puxado por parelha arreada "à inglesa" e conduzido por cocheiro, sota e tronqueiro. Transporta dois passageiros que envergam jaqueta negra e cartola, para além de um moço da tábua.
À direita, distinguem-se duas personagens montadas em mulas de carga e uma amazona trajando de negro, com gola de renda.
Na paisagem agreste da Serra de Sintra, destaca-se um edifício de três corpos com arcos ogivais, identificado com o Palácio de Monserrate e, no cimo, o Castelo dos Mouros.
A pintura tem moldura de talha dourada, trabalhada em escócia e livre de decoração.
Origem/Historial: O veículo representado nesta tela corresponde a um dos primeiros "phaétons" ingleses introduzidos em Portugal nos alvores de Oitocentos.
Incorporação: Leiloeira "Calendas".
Bibliografia
Catálogo da Exposição William Beckford e Portugal - A Viagem de uma Paixão. Lisboa: Palácio de Queluz, 1987
PEREIRA, João Castel-Branco - "As Carruagens de Lisboa", in William Beckford & Portugal (Catálogo da Exposição). Lisboa: Palácio de Queluz, 1987
Exposições
William Beckford e Portugal - A Viagem de uma Paixão