Relógio de mesa
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: HD 0732
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1810/1825
-
-
Técnica: Madeiras embutidas e polidas; bronze dourado.
-
Dimensões (cm): Comp. 15,2 x Alt. 21 x Larg. 8,7
-
Descrição: Relógio de mesa em estilo Império com caixa em forma de ara assente sobre quatro pés metálicos, com mostrador branco circular.
A caixa possui base alteada em dois registos (o primeiro rectangular e liso e o segundo côncavo) e cornija saliente. Na face anterior, um trabalho de embutidos de madeiras exóticas: uma fina cercadura em que alternam rectângulos negros (pau-preto) e alaranjados; em baixo, ao centro, uma roseta inscrita em dupla elipse e, nos ângulos, triângulos com um dos lados abaulado, redusidos à linha de contorno. Ao centro da caixa, ocupando os
2/3 superiores, rasga-se o mostrador esmaltado de branco, com vidro convexo e moldura em metal dourado. As horas, em numeração romana a negro, contrastam com os minutos (quartos de hora), em numeração árabe a vermelho.
Na face superior, uma placa circular em bronze dourado, articulada por meio de charneira, dá acesso ao mecanismo de corda. Os pés, esféricos a achatados, ligam-se à caixa por meio de parafuso.
No interior da caixa existe um pequeno tubo metálico com as extremidades vazadas em quadrifólio, destinado a accionar o mecanismo. Junto à extremidade mais estreita encontra-se uma argola ovalada, que tem por função facilitar a rotação da peça.
-
-
-
Incorporação: Transferência do Paço Real de Queluz.
-
Bibliografia
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908