Cabeçada do Arreio de tiro à inglesa, para 6 cavalos, designado por das armas reais e dragões
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0676
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1820/1850
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 65 x Larg. 25 x Esp. 5
-
Descrição: Cabeçada do arreio das armas reais e dragões. Elmo tarado de frente, timbrado de um dragão,tendo dois outros por tenentes, o da dextra suspende a medalha da torre e Espada, o da sinistra a de N. S. da Conceição; da ponta do escudo pende um disco ovado com as cruzes de S. Bento de Aviz, N.S. Jesus Cristo e S. Tiago.
Pertence a um conjunto de tiro para 6 cavalos.
Cabeçada de couro composta por cachaceira onde existe uma fivela oval em cada um dos lados que prendem o suporte dos antolhos.
O cocar encontra-se no topo da cachaceira e é de forma oval. Cocar sobreposto por coroa real.
O frontal da cabeçada, que pende da cachaceira e é preso por uma fivela fixa no cocar, é de recorte contracurvado e apresenta decoração com coroa em metal prateado sobreposta a um dragão alado
A testeira em forma de "C" é em metal liso prateado e é presa por uma argola de couro e por dois escudetes de metal prateado com uma flôr ao centro envolta por um friso de folhagem de acanto. (encontra-se solta no apoio direito assim como o escudete).
Os antolhos em couro preto de forma oval, têm aplicações decorativas em metal prateado: um friso liso dos lados e de folhagem de acanto na parte superior e inferior, e circunda todo o antolho; ao centro uma aplicação com as armas reais soprepujadas pela coroa real, ladeadas por dragões, que têm na base folhagem e uma insígnia em forma de estrela, superiormente um dragão alado e inferiormente um pequena medalha com três cruzes ao centro.
A focinheira tem na frente recorte contracurvado com uma aplicação metálica prateada com uma coroa real ao centro ladeada por folhagem de acanto.
As faceiras têm fivelas ovais; têm igualmente longas passadeiras de couro gravadas com desenhos geométricos onde recolhem as tiras que suportam a focinheira (fivelas acima descritas).
Da cachaceira pende igualmente uma cisgola e 2 brincos passa rédeas em metal e couro com decoração em prata de concheado e folhagem de volutas incisa no brinco direito. Estes são constítuidos por 3 peças: a superior, um gancho em metal prateado, a intermédia em couro de forma vagamente losangular e decorada ao centro com uma aplicação em metal prateado 8decoração acima descrita); o brinco/argola passa-rédeas propriamente dito de forma oval.
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964