Descrição: Selim militar à inglesa de couro castanho escuro.
Arção e golilha com aresta revestida a latão amarelo (secção de meia cana), na parte da frente e sobre o assento duas pequenas passadeiras metálicas para prisão de acessórios como coldres. Na parte anterior e posterior do assento quatro pequenas fivelas para prisão do peitoral e rabicho respectivamente, na parte anterior encontram-se igualmente duas pequenas passadeiras de forma semi-circular. Sob o assento, acolchoado e de peça única que pousa sobre a garupa do cavalo, pendem as abas do selim, simples e sem decoração coma zona da frente suavemente acolchoada para maior conforto da preensão exercida pelos joelhos do condutor. A aba na parte superior e escondida pelo assento tem recorte que permite acesso a uma passadeira metálica com rolamento para possível prisão dos loros. Sob cada aba do selim encontram-se três correias com furações para prisão da cilha ou dos loros sobre duas pequenas abas de protecção (uma pequena de couro e a outra maior acolchoada) de forma às fivelas das cilhas não magoarem o cavalo nem estragarem a manta de suadouro.
Origem/Historial: Xairel da montada à militar de D. Miguel de Bragança. Procede, originalmente, da Real Casa dos Arreios da Ajuda.
Incorporação: Administração da extinta Casa Real, fundo antigo do museu
Bibliografia
BÔTO, J[oaquim] M[aria] P[ereira] - Prontuário Analítico dos Carros Nobres da Casa Real Portuguesa e das Carruagens de Gala, tomo I. Lisboa: Imprensa Nacional, 1909
FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964