Cobertura de Sela
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0488
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 216 x Larg. 106
-
Descrição: Cobertura de Sela, de veludo carmesim, com galões e franja de seda amarela.
É constuituída por quatro panos idênticos, unidos entre si longitudinalmente e transversalmente. A parte central que assentava sobre a sela tem a configuração da mesma, sendo as diversas costuras veladas por galão de seda lisa de cor amarela. Nos campos definidos pelos galões foram aplicados finos cordões entrançados também em seda amarela, formando uma espécie de estrias horizontais na zona do assento, verticais nos arções e quebradas nas abas laterais. Estas últimas são delimitadas por galão lavrado do qual parte a franja densa e longa.
Junto às orlas, o galão lavrado desenha uma sucessão de motivos trilobados, sendo os lóbulos inferiores angulares que conferem ao suporte textil um aspecto recortado. Este galão serve ainda para prender a franja em tudo idêntica à acima descrita que excede em alguns milimetros o suporte de veludo.
Na parte superior da cobertura, entre a elevação correspondente ao arção e o galão periférico, a peça é duplamente agaloada e franjada.
O forro apresenta-se em bom estado de conservação e a ele foram cosidas fitas de algodão brancas e castanhas, estas últimas com duas listas de cor creme, para fixação à sela.
Ao centro na extremidade inferior da costura vertical, uma pequena placa de couro castanho de recorte triangular.
Tem uma etiqueta manuscrita cosida ao forro coma indicação Porto.
-
-
-
Incorporação: Não aparece no inventário geral
-
Bibliografia
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964