Freio de arreio de montada de cavalaria
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Museu: Museu Nacional dos Coches
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Nº de Inventário: A 1035
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Meios de transporte
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 18
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Dimensões (cm): Alt. 22 x Larg. 12.5 x Esp. 3
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Descrição: Freio à portuguesa para cavalaria em aço.
As caimbas de afirmar (direitas), são decoradas com recortes e entalhes sendo a secção variável. Na parte superior ( guarda faceira)a peça é plana existindo duas aberturas, uma ( arco da guarda faceira) no cimo em forma de rectangulo (na horizontal) para fixação da cabeçada; e uma pequena furação: para prisão das barbelas. No local da de fixação da embocadura a caimba assume uma forma vagamente circular e convexa. A parte inferior da caimba é decorada com pequenas incisões geométricas em bisel (muito gastas). Na parte final da caimba esta bifurca-se criando uma argola em forma de gota ( tornel). Nesta não só se poderiam prender as rédeas como, um furo na parte inferior serve para um eixo (prego com volta fechada na parte inferior) que prende argolas circulares onde as rédeas poderiam igualmente ser presas. Igualmente neste eixo encontra-se presa a barra de fixação inferior em forma de arco invertido de secção variável.
Embocadura fixa com arco de montada articulado em "canhão simples" ("simple canon" segundo gravura no livro "Ecole de Cavalerie", de M. De La Gueriniere, 1733, reedição: Grenoble, Editions des 4 Seigneurs, 1973, biblioteca do museu, p. 32-33) ou como se diria em Portugal segundo Manoel Carlos de Andrade na Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavalaria, Lisboa, Regia Officina Typografica, 1790, p 164, embocadura de canhões.
Tem ganchos de fixação da barbela nas furações na parte superior das caimbas, não existindo as respectivas barbelas.
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Incorporação: Admnistração da extinta Casa Real, fundo antigo do Museu
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Bibliografia
- ANDRADE, Manoel Carlos de - Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavalaria. Lisboa: Regia Officina Typografica, 1790
- DE LA GUERINIERE, M. - École de Cavalerie, 1733. Grenoble: Edition des 4 Seigneurs, 1973