Freio de arreio de montada de cavalaria
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 1036
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Pintor (Fabricante)
-
Datação: Século 19
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 18.8 x Larg. 13
-
Descrição: Freio à inglesa para cavalaria em aço.
As caimbas arqueadas ou de volta, direitas na parte superior ( guarda faceira) , e contracurvadas, a partir do encaixe com a embocadura desenham um coração aberto . Na parte externa da caimba direita está gravado LA Standard 3 e na esquerda St Martins Lane 3.
A caimba termina superiormente numa argola ( arco da guarda faceira) aproximadamente circular para fixação da cabeçada e de onde pende um gancho para a barbela.
O ponto de união da embocadura com as caimbas, marca a divisão da parte superior recta destas da parte inferior contracurvada e nele está soldada uma pequena argola donde pende uma argola que serve de arco do olho do freio por onde passam as rédeas..
Na parte inferior da caimba, esta bifurca-se criando assim desenho de forma de coração. No remate inferior em forma rectangular está soldada uma pequena argola donde pende outra de diâmetro superior que serve para prendes as rédeas.
A embocadura é móvel e rematada na caimba por uma espécie de grande cabeça de parafuso. A montada tem a parte central do bocado de forma oval e preeminente, onde na parte superior está gravado um escudo ladeado pela palavra Patent e na parte inferior tem o número 695.
-
-
-
Incorporação: Admnistração da extinta Casa Real, fundo antigo do Museu
-
Centro de Fabrico: Londres