Descrição: Num fundo de paisagem, aparece em primeiro plano uma estrutura arquitectónica em ruína sob a qual se desenrola a cena da "Adoração dos Pastores ". No centro da composição surge Nossa Senhora ligeiramente deitada, com a cabeça envolta numa auréola, preparando-se para amamentar o Filho que acaba de nascer. Este surge deitado numa cesta parecendo espreguiçar-se. Do lado direito da composição aparece São José de cajado na mão, cabeça envolta em auréola, sentado numas pedras olhando para Nossa Senhora. Por detrás deles está um grupo de três anjos que tocam instrumentos e dois que voam sobre eles apontando para cima. Do lado esquerdo surge o grupo de pastores; uns estão ajoelhados e outros estão de pé, todos olhando para o Menino que acaba de nascer. Um deles traz um cordeiro atado pelas patas e pendurado num braço e vem seguido por dois cães. Olhando para este cena aparecem no canto da direita a vaca e o burro. Esta gravura reproduz uma " Adoração dos Pastores" atribuida a Rafael cujo nome aparece inscrito numa folha atada à coluna, sobre a qual está pousada uma mosca.
Origem/Historial: Esta gravura parece estar referenciada num inventário elaborado em 1890 por António Francisco Barata sobre a colecção de quadros da Biblioteca Pública de Évora e está referida por Gabriel Pereira em 1903 num catálogo da ' Collecção de Desenhos e Pinturas ' sobre a mesma Biblioteca. Em 1915 é transferida desta para o actual Museu de Évora.
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903