Estampa da pintura de Cortejo no Terreiro do Paço, Lisboa

  • Museu: Museu Nacional dos Coches
  • Nº de Inventário: IC 0071
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Gravura
  • Autor: Ciríaco, José (? - ca. 1800) (-)
  • Datação: 1794
  • Dimensões (cm): Comp. 32 x Larg. 23
  • Descrição: Estampa colorida representando uma vista imaginária do Terreiro do Paço em Lisboa em 1794, onde podemos ver um cortejo com várias viaturas, entre os quais se destaca um exemplar semelhente ao Coche da Coroa presente no MNC. Tem o título: "Vista imaginária do Terreiro do Paço". Estampa da pintura do MNC com nº HD 0036. Vista do Terreiro do Paço tirada de poente, idealmente figurada segundo o projecto de Carlos Mardel. O alçado oriental é dominado pelo torreão de planta quadrangular, junto ao rio, encimado por cúpula verde e zimbório. A meio do alçado norte, perspectivado, quatro imponentes colunas clássicas servem de pés-direitos ao arco de triunfo. Este, é coroado por dois corpos pétreos escalonados: no primeiro, destaca-se um frontão angular, e no segundo rasgam-se arcos de volta perfeita. Cinco estátuas de vulto perfeito interrompem a platibanda que unifica o conjunto arquitectónico. A praça é dominada pela estátua equestre de D. José I, inaugurada em 1775, à frente da qual desfilam, no estuário do Tejo, inúmeras embarcações. Um cortejo de gala constituído por nove coches conduzidos por cocheiro e sota e puxados por duas parelhas, percorre a praça no sentido sul/norte. O coche real, identificado pela coroa que o encima, é seguido pela Guarda real a cavalo, envergando librés verdes e vermelhas. Ao centro do terreiro, junto ao arco de triunfo, um pelotão aguarda a passagem do cortejo, ao qual assistem inúmeras personagens perfiladas em primeiro plano. Com excepção do enquadramento arquitectónico, nesta composição predomina a mancha cromática sobre a linha de contorno, sendo aquela sugerida por pinceladas curtas e sobrepostas. Esta técnica, associada ao facto de o pintor trabalhar com pigmentos muito diluídos, confere à composição um aspecto fluido e "esfumado" que, de algum modo traduz a luminosidade tão características das zonas ribeirinhas da cidade.
  • Incorporação: Desconhece-se o modo de incorporação

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