Retrato do Papa Clemente XIV
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 648
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 73 x Larg. 70
-
Descrição: Retrato do Papa Clemente XIV, José Vicente António Ganganelli. Retrato de meio corpo, voltado à direita e onde a parte inferior da pintura é ocupada por uma legenda escrita com letras negras sobre fundo creme. O papa está ligeiramente voltado à direita e ergue a mão esquerda em sinal de benção. É um homem de meia idade, de rosto delicado, de boca pequena e fina, nariz direito e comprido, e olhos pequenos e escuros, encimados por sobrancelhas escuras e largas. Testa alta. A cabeça está coberta por um barrete púrpura, debruado a pele cinzenta, que deixa entrever os cabelos já grisalhos. Sobre os ombros tem uma capa púrpura, debruada a cinzento, aberta à frente, e por baixo veste uma túnica cinzenta. Por cima da capa um sebasto de damasco, em púrpura e dourado. Na mão erguida vê-se o anel papal. O fundo é castanho escuro.
No canto inferior direito tem um selo branco com o número 39.
A moldura é dourada e certamente a moldura original (ver Historial)
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, sendo referida no inventário feito após a morte do arcebispo como "Um retrato do Papa Ganganelli, de quatro palmos e meio, com caixilho liso e dourado", que estaria colocada no "alto topo da galeria" ((Espanca, 1955-56, p. 255) Esta descrição permite-nos também concluir que a pintura mantém a moldura original- Também no inventário desta colecção realizado por Cunha Rivara a pintura aparece mencionada, desta feita com o número 62 e identificada como "Clemente 14 (Espanca, 1949, p.20).
A colecção Cenáculo deu origem á colecção da Biblioteca Pública de Évora vindo a pintura mencionada nos dois "inventários" que desta colecção se conhecem. Assim, no inventário desta colecção realizado por Gabriel Pereira em 1884, a pintura aparece com o número 187 e identificada como retrato de Clemente XIV (Pereira, 1903, pp. 18 - 19). No inventário manuscrito, realizado por António Francisco Barata em 1890, a pintura aparece com o número 39, número que aparece no selo colado no canto inferior direito, e apenas como "Papa ?".
Gabriel Pereira num arigo referente à Biblioteca Pública de évora, publicado no 1º Volume dos "Estudos Eborenses", menciona também este retrato como um dos existentes naquela instituição. (Pereira, 1947, p. 125)
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora, aonde a pintura se encontra actualmente.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Túlio - "Espólio Artístico de Cenáculo" in A Cidade de Évora, n.º 37-38. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1955-1956
- ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903
- PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947