Descrição: Pintura representativa da Anunciação, no interior duma concha, num ambiente campestre em que a Virgem está sentada numas rochas com o Arcanjo Gabriel do seu lado esquerdo. A pintura apresenta tons muito escuros e tem em primeiro plano a Virgem com a cabeça virada para cima, a olhar para o Arcanjo. Tem na cabeça um pano em tons claros, uma camisa vermelha, com decote redondo branco e tem uma saia verde. A mão esquerda está apoiada e a direita levantada à altura do ombro com a palma para cima. Do lado esquerdo, temos o arcanjo que está a olhar para baixo, tem as pernas para trás e a mão direita a tocar no ombro da Virgem. Veste a branco com uma túnica verde. Em segundo plano temos árvores, sobretudo do lado direito por trás de rochas, e o céu sem estar pintado.
Origem/Historial: Peça mencionada no inventário manuscrito de António Francisco Barata, com o título de "Relação dos principaes objectos contidos nas vitrines ou taceiras do Museu", elaborado no ano de 1890, com o número 62, descrita como "Outo conchas com lavores e pinturas diversas".