Descrição: Pintura no interior de uma concha que retrata a Ceia de Emaús quando dois peregrinos, discípulos de Cristo, o reconhecem no momento de bendizer o pão. À volta de uma mesa, com toalha branca, está ao centro Jesus que tem uma capa azul por cima de uma blusa em tons de rosa, tem a mão direita sobre um pão que está em cima da mesa e a esquerda levantada com o indicador paralelo ao queixo, a cabeça está rodeada por uma auréola, apresenta cabelos compridos e barba castanhos claros, está a olhar para a esquerda, lado para o qual tem a cabeça ligeiramente virada.
À sua esquerda está um discípulo vestido de castanho com uma cabaça presa à cintura. Tem a mão direita sobre a mesa em atitude de quem está a falar, à direita por cima do ombro vêm-se os dedos da outra mão. Está de perfil e tem cabelo curto e barba castanhos.
Do lado direito temos o outro discípulo que, como Jesus, segura entre o braço direito um bordão e cujo braço esquerdo está esticado para trás. Está representado com a cara de perfil e com o corpo de frente, tem cabelos e barba brancos. Enverga uma túnica em tom de amarelo com decote branco, a partir do lado esquerdo da cintura e a cobrir as pernas tem um pano vermelho, a perna direita está descoberta partir do joelho e usa sandálias até meio da canela.
Origem/Historial: Peça mencionada no inventário manuscrito de António Francisco Barata, com o título de "Relação dos principaes objectos contidos nas vitrines ou taceiras do Museu", elaborado no ano de 1890, com o número 62, descrita como "Outo conchas com lavores e pinturas diversas".