Técnica: Prata levantada, recortada, cinzelada e puncionada.
Dimensões (cm): Alt. 17,2 x Larg. 21,5 x Diâm. 12,3
Descrição: Gorro troncocónico de veludo preto debruado a galão dourado com pala vertical superior à altura do gorro.
Em falta as duas placas metálicas para aplicação no gorro. A primeira aplicação tem representadas as armas reais portuguesas em escudo de tipo francês, encimadas por coroa real fechada e circundadas por elementos vegetalistas estilizados que se desenvolvem numa movimentada composição de volutas justapostas. Alguns destes elementos são puncionados. Esta placa destinava-se à pala.
A segunda, recortada em estrela, representa uma roseta cujas pétalas se organizam em três círculos concêntricos, sendo o terceiro puncionado. Adornava o topo do gorro.
Origem/Historial: Estas placas de aplicação adornavam gorros de veludo azul escuro, actualmente desaparecidos, usados pelo carregadores da cadeirinha posta ao serviço de D. Miguel I quando este fracturou uma das pernas.
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu. Fardamentos da Ajuda
Bibliografia
FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
Inventário de Todos os Fardamentos Encarnados, Azuis, Fatos de Muda e mais Pertences que Existiam na Real Casa dos Fardamentos da Ajuda, no dia 26 de Fevereiro de 1904 (MNC - Doc. 3621). Lisboa: 26 Fev. 1904
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
Repartição das Reais Cavalariças - Carros Nobres, Arreios de Tiro e Cavalaria, Aprestos de Torneio,- Catálogo do Depósito I, 2ª ed.. Lisboa: Tip. de "A Editora", 1905