O Anjo e o Menino Tobias
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 3373
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Diâm. 12
-
Descrição: Pintura no interior de uma concha que representa uma cena do Anjo Rafael com o seu protegido, o menino Tobias, depois de terem saido de Ninive. Do lado direito vegetação e árvores, seguidos da representação do Anjo Rafael que tem a mão direita dada à mão esquerda do menino. Está com a cara virada para a direita e tem cabelos castanhos, ondulados e compridos. A mão esquerda está a apontar para a frente, levantada à altura do ombro, pelo qual passa um lenço em tons de azul. Veste uma túnica branca, com decote bicudo e cinto dourados, muito comprida e aberta do lado esquerdo permitindo visualizar a perna direita do Anjo. São ainda visiveis duas grandes asas em tons de azul.
Do menino Tobia, devido à concha estar partida, só podemos observar que tem o cabelo castanho e está a olhar para cima. É sensivelmente da mesma altura da cintura do Anjo, e veste uma túnica vermelha e branca no braço esquerdo.
-
-
Origem/Historial: Peça mencionada no inventário manuscrito de António Francisco Barata, com o título de "Relação dos principaes objectos contidos nas vitrines ou taceiras do Museu", elaborado no ano de 1890, com o número 62, descrita como "Outo conchas com lavores e pinturas diversas".
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-