Retrato de Dama
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 752
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 74 x Larg. 63
-
Descrição: Retrato de senhora de idade avançada, pintado sobre um fundo escuro. Com o rosto ligeiramente volatado para a esquerda, para onde dirige o lhar, a retratada tem um rosto oval, comprido, com uma boca larga, um nariz comprido e poteagudo e olhos escuros encimados por sobrancelhas altas. A testa é alta e os cabelos, já grisalhos, estão repartidos ao meio, penteados para trás e cobertos por um fino véu de renda.
No rosto e no pescoço a pele flácida mostra as marcas do tempo, no entanto o lhar mantém uma enorme vivacidade.
Veste um vestido escuro de decote subido, debruado com flores douradas.
O fundo é escuro e o retrato inscreve-se numa moldura oval, larga, pintada em cinzento. Por sua vez a moldura está pintada sobre um fundo cinzento e toda esta composição confere profundidade à pintura.
Colado sobre a parte inferior, do lado esquerdo, um selo branco com o número 87.
A moldura é em castanha, simples, apenas enfeitada com um friso.
-
-
Origem/Historial: A pintura terá pertencido à colecção de frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. Esta colecção esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora. No inventário da colecção da B. P.E. realizado por António Francisco Barata em 1890, a pintura aparece com o número 87, identificada como "Retrato de velha".
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-