Cabeçada do Arreio de Tiro à portuguesa, para 8 cavalos, designado por das Pérolas (armas de D. Maria I)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 2844
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1800
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 60 x Prof. 23
-
Descrição: Cabeçada de Arreio de tiro à portuguesa para serviço dos coches reais. A parte interior da moldura das fivelas e restantes guarnições, apresenta um friso de semi-esferas pelo que é conhecido como "Arreio das pérolas" . Em couro preto com aplicações de latão. Pertencia a um conjunto de tiro para 8 cavalos.
Cabeçada completa constituída por cachaceira decorada com cocar de metal forma quadrangular, da qual pendem faceiras com antolhos de forma quadrangular decorados com aplicações quadradas de latão ( a moldura é quadrangular com friso de pérolas, tendo na parte superior suspensa uma estrela/flor de doze pontas envolvida por um círculo com friso similar ); De cada um dos lados duas argolas suportam um panejamento.
Da cachaceira pende igualmente uma cisgola.No ponto de união das faceiras e cisgola com a cachaceira existe uma testeira com uma aplicação rectangular com friso de pérolas, tendo ao centro uma estrela/flor de 8 pontas ladeada por ramos, de cada lado, na parte exterior duas volutas, terminam igualmente por estrela/flor . Todos estes elementos são marcados por friso de pérolas.
Na extremidade das faceira encontra-se uma focinheira.
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964