Cabeçada do Arreio de Tiro à portuguesa, para 8 cavalos, designado por das Pérolas (armas de D. Maria I)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 2848
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1800
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 60 x Prof. 23
-
Descrição: Cabeçada de Arreio de tiro à portuguesa para serviço dos coches reais. A parte interior da moldura das fivelas e restantes guarnições, apresenta um friso de semi-esferas pelo que é conhecido como "Arreio das pérolas" . Em couro preto com aplicações de latão. Pertencia a um conjunto de tiro para 8 cavalos.
Cabeçada completa constituída por cachaceira decorada com cocar de metal forma quadrada vazada tendo ao centro um outro quadro em metal massiço, da qual pendem faceiras com antolhos de forma quadrangular decorados com aplicações quadradas de latão ( a moldura é quadrangular com friso de pérolas, tendo na parte superior suspensa uma estrela/flor de doze pontas envolvida por um círculo com friso similar ); De cada um dos lados duas argolas suportam um panejamento.
Da cachaceira pende igualmente uma cisgola.No ponto de união das faceiras e cisgola com a cachaceira existe uma testeira com uma aplicação rectangular com friso de pérolas, tendo ao centro uma estrela/flor de 8 pontas ladeada por ramos, de cada lado, na parte exterior duas volutas, terminam igualmente por estrela/flor . Todos estes elementos são marcados por friso de pérolas.
Na extremidade das faceira encontra-se uma focinheira.
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964