Cabeçada do Arreio de Tiro à inglesa, para 6 cavalos, designado por da meia cana (monograma de D. Maria II)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0623
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: 1834/1853
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 49 x Larg. 22
-
Descrição: Cabeçada de um arreio à inglesa para serviço dos coches reais.
Pertence a um conjunto de tiro para 6 cavalos.
Cabeçada de couro composta por cachaceira onde existe uma fivela semi-circular ao centro que prende o suporte dos antolhos e o frontal da cabeçada.
O cocar/argola passa rédeas (duplo) encontra-se no topo da cachaceira e é composto por duas argolas circulares colocadas paralelamente, segundo o eixo longitudinal, servindo o primeiro igualmente como passadeira para as correias do frontal e suporte de antolhos, a posterior é sobrepôe-se a um eixo vertical em forma de sineta.
O frontal da cabeçada, que pende da cachaceira, é de recorte contracurvado, terminando numa forma próxima de um coração e apresenta decoração com coroa em metal dourado.
Não tem testeira.
Os antolhos de couro preto em forma de "D", têm aplicações decorativas em metal dourado: um friso canelado acompanhando a forma do antolho, e ao centro as armas reais envoltas em folhagem de acanto, frisos e volutas dispostos simetricamente, encimadas por coroa real
A focinheira tem recorte contracurvado.
As faceiras tem fivelas rectangulares (secção em forma de meia cana, côncava); tem igualmente 4 pequenas passadeiras de couro gravadas com desenhos geométricos onde recolhem as tiras que suportam a focinheira (fivelas acima descritas).
Da cachaceira pende igualmente uma cisgola (fivelas acimas descrita) e 2 brincos passa rédeas em metal e couro. Estes são constítuidos por 3 peças: a superior um gancho em metal dourado terminando numa argola circular espalmada, que prende numa pequena passadeira metálica trapezoidal e de secção concavada (1/2 cana) cosida à cachaceira; a intermédia em couro de forma contracurvada prendendo às partes metálicas através das suas argolas; o brinco/argola passa-rédeas propriamente dito de forma rectangular, sendo superiormente terminado numa argola circular similar à já descrita.
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964