Estigmatização de São Francisco
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 3375
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Gravado
-
Dimensões (cm): Diâm. 11,5
-
Descrição: Concha gravada com representação de São Francisco a receber os estigmas, reforçada com tinta preta, sobre fundo de madrepérola. Tem um orifício na parte superior e está rodeada por três filetes seguidos do que parecem ser montes.
Ao centro está São Francisco ajoelhado, com um anjo do lado esquerdo e uma representação de Cristo do lado direito. São Francisco está de perfil, retratado com barba, tonsura e auréola, com os braços e as mãos aberta...
Ver maiss, enverga vestes monacais com um cordão à cintura, onde está entrelaçado um terço e tem os pés descalços.
Jesus, crucificado numa cruz com forma de asa, está envolto numa nuvem. Tem a cabeça coroada, ligeiramente pendida, cabelo comprido e barba. Apenas tem vestido o cendal e está crucificado com o pé direito em cima do esquerdo. De cada um dos cinco estigmas de Cristo sai uma linha em direcção a cada parte correspondente no corpo de São Francisco, numa representação simbólica do recebimento dos estigmas. Do lado esquerdo está a cabeça de um anjo, ligeiramente virada para o lado esquerdo e inclinada para baixo, sobre umas asas e uma nuvem.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Peça mencionada no inventário manuscrito de António Francisco Barata, com o título de "Relação dos principaes objectos contidos nas vitrines ou taceiras do Museu", elaborado no ano de 1890, com o número 62, descrita como "Outo conchas com lavores e pinturas diversas".
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-