Martírio de Santa Ágata
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 761
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 26 x Larg. 35
-
Descrição: Tendo resistido aos desejos do perfeito Quintiano, este condena-a ao martírio, tendo-lhe sido cortados os seios. Nesta pintura, Sanat Ágata encontra-se sentada numa cadeira, vestida com uma túnica branca, que lhe deixa os seios a descoberto e com um manto azul pousado sobra cadeira. A santa ergue os braços em direcção ao seu carrasco que, de pé, em frente dela ergue uma faca preparando-se para executar a sua tarefa. Por detrás da santa encontra-se um grupo de soldados romanos, numa atitude de grande agitação. O fundo é formado por uma arcada aberta, dexando ver um muro com uma porta que se abre para o exterior. Do lado direito, no interior, um grande pano que pende da parede e em frente deste, uma pequena mesa redonda sobra a qual se encontra um jarro e um prato.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas- Boas, Arcebispo de Évora, Esta colecção veio dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949