Descrição: Peça de tecido (feltro (?) e fazenda) vermelha bordada a azul, verde, castanho e dourado, de formato rectangular com dois dos cantos arredondados, franjada, forrada de um tecido tipo sarapilheira.
No avesso tem duas passadeiras largas feitas igualmente de sarapilheira.
Pelo direito, o bordado polícromo de inspiração mourisca, de cariz fitomórfico geometrizado forma uma cercadura larga onde se inscrevem volutas que ziguezagueiam e se entrelaçam formando um desenho compacto. Nos quatro cantos o motivo incluiu um círculo onde está bordada uma flor ou estrela.
Da cercadura para o centro, saindo dos quatro cantos, e do centro, o bordado tem um motivo em forma de palmeta. Nas palmetas dos cantos figuram duas pequenas estrelas ou flores.
Todo a peça bordada (em feltro) está aplicada sobre um tecido de fazenda com bandas geométricas de diferentes padrões e de cores similares à peça superior.
O bordado é idêntico ao que figura na manta A 0472.
Incorporação: Transferência do Palácio das Necessidades por ordem de D. Carlos I.
Bibliografia
FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
Inventário dos Objectos que são Propriedade Particular de Suas Majestades e Alteza e que Ficam Instalados no Museu Nacional dos Coches Reais, à Responsabilidade do Director do mesmo Museu (MNC - Doc. 3620). Lisboa: 3 Set. 1908
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943