Santa Clara e o Milagre da Custódia / Tríptico de Santa Clara

  • Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
  • Nº de Inventário: 2522;P8
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Mestre Hilarius (Pintor)
  • Datação: 1486
  • Suporte: Madeira de castanho
  • Técnica: Têmpera
  • Dimensões (cm): Comp. 99 x Alt. 239 x Esp. 14
  • Descrição: Tábua central do Tríptico de Santa Clara, constituido por três painéis, predela e moldura gótica flamejante incorporada. O tema do tríptico é representado nesta tábua central: Libertação da cidade de Assis por Santa Clara. Em primeiro plano e à direita, a Santa, envergando o hábito franciscano, segura na mão esquerda o báculo e ostenta na direita uma custódia com que expulsa os muçulmanos - à esquerda - da cidade de Assis - em fundo. Pintura em duas tábuas. A cor é um elemento essencial deste tríptico: os vermelhos que pontuam nos três painéis formam uma meia-lua que orienta o olhar do observador para o tema central: a custódia. O conjunto apresenta qualidades plásticas e compositivas pouco frequentes no panorama da pintura portuguesa de Quatrocentos, à excepção das obras de Nuno Gonçalves.
  • Origem/Historial: *Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Elemento do Tríptico de Santa Clara, procedente do Convento de Santa Clara-a-Velha, de onde passou para o convento novo do mesmo nome, no séc. XVII, e daí para a posse do Estado, com a Nacionalização dos bens da Igreja, em 1834.
  • Incorporação: Conventos extintos. Convento de Santa Clara, Coimbra

Bibliografia

  • CORREIA, Vergílio - A Pintura em Coimbra no Século XVI,. Coimbra: Biblos, 1934
  • CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941
  • CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - Cidade de Coimbra. Lisboa: 1947
  • DIAS, Pedro - História da Arte em Portugal - O Gótico. Lisboa: Alfa, 1986
  • DIAS, Pedro - Vicente Gil e Manuel Vicente - Pintores da Coimbra Manuelina. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, Julho 2003
  • El Arte en la época del Tratado de Tordesillas[cat.exp.]. Valladolid: 1994
  • GUSMÃO, Adriano de - "Os Primitivos Portugueses e a Renascença" in Arte Portuguesa II. Lisboa: 1948
  • REIS SANTOS, Luis - Estudos de Pintura Antiga. Lisboa: 1943
  • SANTOS, Reynaldo dos - Oito séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito. Lisboa: Empresa Nacional Publicidade, 1966
  • SANTOS, Reynaldo dos - Os Primitivos Portugueses(1450-1550). Lisboa: 1940

Exposições

  • XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura do Conselho da Europa

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • El Arte en la época del Tratado de Tordesillas

    • Valladolid
    • 20/4/1994 a 30/6/1994
    • Exposição Física
  • Vicente Gil e Manuel Vicente - Pintores da Coimbra Manuelina

    • Sala da Cidade, Antigo Refeitório de Santa Cruz, Coimbra
    • 16/7/2003 a 31/10/2003
    • Exposição Física

Multimédia

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