Descrição: Prato rodado, pintado em azul e manganês, de grande fogo. Decoração desenho miúdo Tem como tema principal, inscrito em medalhão circular, limitado por orla de "três contas", uma cena de caça, protagonizada por uma figura empunhando uma espingarda, acompanhada por três cães. Aba decorada com animais em paisagem exótica. No reverso da da aba, pequenos ramos e no fundo, o nome do encomendante:"ALBVQUERQUE".
Origem/Historial: Relativamente ao possuidor original cita-se Teixeira de Carvalho, que em “Cerâmica Coimbrã No Século XVI” p. 218, refere:
Do Mosteiro do Lorvão saíram os primeiros exemplares para as colecções de D. Fernando (II) e de lá vieram também outros que levou para Lisboa o Marquês de Sousa Holstein, todos os meus (Teixeira de Carvalho) e todos os que eram propriedade do Instituto ( Museu do Instituto de Coimbra), alguns dos quais se conservam no Museu Machado de Castro.
Naturalmente que a maioria dos exemplares da colecção de A. A. Gonçalves seriam de igual proveniência.
Incorporação: Desconhecido (Fundo antigo)
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
A Influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do Século XVII. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 1994
BAART, Jan - Faiança Portuguesa,1600-1660.Um Estudo sobre Achados e Colecções de Museus,in Portugueses em Amesterdão. Amesterdão: 1988
CARVALHO, J. M.Teixeira de - Cerâmica Coimbrã no Séc. XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1921
PAIS, Alexandre Nobre; Pacheco, António; Coroado, João - Cerâmica de Coimbra: do século XVI-XX. Lisboa: MediaLivros; Instituto dos Museus e da Conservação, 2007
QUEIRÖS, José - Cerâmica Portuguesa. Lisboa: Tip.Anuário Comercial, 1907
SANTOS, Reynaldo dos - Faiança Portuguesa,séculos XVI e XVII. Lisboa: 1960
Exposições
A influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do Século XVII