Descrição: Prato rodado, pintado em azul e manganês, de grande fogo. Decoração de desenho miúdo. Tem como motivo principal, inscrito em medalhão circular, limitado por faixa branca, das figuras masculinas despidas,tocando trompa, cercadas por paisagem exótica. Na aba figuram um oriental e uma ave em paisagem exótica. No reverso da aba, pequenos ramos e no fundo, o nome "Marques".
Origem/Historial: Relativamente ao possuidor original cita-se Teixeira de Carvalho, que em “Cerâmica Coimbrã No Século XVI” p. 218, refere:
Do Mosteiro do Lorvão saíram os primeiros exemplares para as colecções de D. Fernando (II) e de lá vieram também outros que levou para Lisboa o Marquês de Sousa Holstein, todos os meus (Teixeira de Carvalho) e todos os que eram propriedade do Instituto ( Museu do Instituto de Coimbra), alguns dos quais se conse... Ver maisrvam no Museu Machado de Castro.
Naturalmente que a maioria dos exemplares da colecção de A. A. Gonçalves seriam de igual proveniência.
A Influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do Século XVII. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 1994
BAART, Jan - Faiança Portuguesa,1600-1660.Um Estudo sobre Achados e Colecções de Museus,in Portugueses em Amesterdão. Amesterdão: 1988
CARVALHO, J. M.Teixeira de - Cerâmica Coimbrã no Séc. XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1921
GONÇALVES, António Nogueira; José Correia da Fonseca - Secção de Cerâmica: Faiança Portuguesa [Catálogo Guia]. Coimbra: Coimbra Editora, 1947
PAIS, Alexandre Nobre; Pacheco, António; Coroado, João - Cerâmica de Coimbra: do século XVI-XX. Lisboa: MediaLivros; Instituto dos Museus e da Conservação, 2007
QUEIRÖS, José - Cerâmica Portuguesa. Lisboa: Tip.Anuário Comercial, 1907
SANTOS, Reynaldo dos - Faiança Portuguesa,séculos XVI e XVII. Lisboa: 1960
Exposições
A influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do Século XVII